DIVERSÃO

A Nação:
Do latim natio, de natus (nascido), a palavra nação siguinifica a reunião de pessoas, geralmente do mesmo grupo étnico, falando o mesmo idioma e tendo os mesmos costumes, formando assim, um povo, cujos elementos componentes trazem consigo as mesmas características étnicas e se mantêm unidos pelos hábitos, tradições, religião, língua e consciência nacional.
Mas, a rigor, os elementos território, língua, religião, costumes e tradição, por si sós, não constituem o caráter da nação. São requisitos secundários, que se integram na sua formação.
O elemento dominante, que se mostra condição subjetiva para a evidência de uma nação assenta no vínculo que une estes indivíduos, determinando entre eles a convicção de um querer viver coletivo.
 É, assim, a consciência de sua nacionalidade, em virtude da qual se sentem constituindo um organismo ou um agrupamento, distinto de qualquer outro, com vida própria, interesses especiais e necessidades peculiares.
Nesta razão, o sentido de nação não se anula porque seja esta fracionada esta entre vários Estados, ou porque várias nações se unam para a formação de um Estado. O Estado é uma forma política, adotada por um povo com vontade política, que constitui uma nação, ou por vários povos de nacionalidades distintas, para que se submetam a um poder público soberano, emanado da sua própria vontade, que lhes vem dar unidade política. A nação preexiste sem qualquer espécie de organização legal. E mesmo que, habitualmente, seja utilizada em sinonímia de Estado, em realidade significa a substância humana que o forma, atuando aquele em seu nome e no seu próprio interesse, isto é, pelo seu bem-estar, por sua honra, por sua independência e por sua prosperidade.
Muitas vezes, o nacionalismo (como sentimento comum de uma comunidade humana) entra em conflito com os estados formados institucionalmente, o que leva a lutas políticas, guerrilhas, terrorismo (consoante o ponto de vista: por exemplo, vários países - não obstante a dura repressão do governo indonésio - consideravam a guerrilha timorense como terrorismo, o que em Portugal - e agora que Timor-Leste se definiu como estado - não era de forma alguma aceito, tendo em conta o apoio institucional dado a este movimento de libertação nacional). Isso verifica-se em várias comunidades, sendo algumas delas os curdos e os bascos.
Uma manifestação diferente do nacionalismo é o irredentismo, que é a aspiração de um povo a completar a própria unidade territorial nacional, anexando terras sujeitas ao domínio estrangeiro ("terras irredentas").
Com mais de 33 milhões de torcedores formalizados só no Brasil, isso sem contar os que não foram entrevistados e os que torcem pelo mundo a fora, segundo pesquisa do IBOP, FIFA e DATAFOLHA, o Flamengo é o time com maior torcida no mundo. É como se todo o continente da Oceania torcesse pelo Fla, ou todo o país do Canadá.
Uma nação com tantos componentes, mixados em emoções e razões, mas politicamente dividido.
Porém como emquase tudo é preciso ter a matemática, resumamos o Fla-mengo em duas partes cruciais,
pelas quais uma sem a outra não viveria,
 assim como uma cabeça não poderia pensar sem um corpo e um corpo não poderia se mover sem uma cabeça,
o Fla-mengo não poderia ser flamengo sem o fla e nem o mengo... A nação não poderia existir sem a torcida e nem o clube, torcida e clube são um só. Somos a grandeza de uma nação, conseguida pela proeza de um clube.
Certa vez eu quis ser severo em uma situação.
Uma senhora já bem idosa era analfabeta e dizia não ter ninguém, e pediu ajuda à minha mãe para cuidar dela, e minha mãe passou a ajuda-la. Com o passar do tempo minha mãe descobriu que aquela senhora havia omitido o fato de que tinha filhos e irmãos, e também passou a incomodar a minha mãe com algumas manias.
Naquela época apareceu em cena uma vizinha da senhora idosa, que quando a senhora mais precisou, ela não se prontificou em auxilia-la, e essa mulher fazia indagações quanto à qualidade da ajuda de minha mãe.
 Irritado com todas as situações, aconselhei à minha mãe em entregar tudo que era daquela senhora e deixar que ela procurasse outra pessoa para ajuda-la.
Mas depois pensei com mais calma e cheguei à conclusão que abandona-la seria um erro, pois devido à idade (mais de 80 anos) ela precisava na verdade era de muita paciência por parte das pessoas que lhe davam com ela, e que aquela vizinha poderia ser perfeitamente uma oportunista, tanto que os fatos afirmavam isso.
Desde então passamos a cuida-la como uma criança, e assim ela foi mais feliz.
Observei no site do flamengo um começo de mudança, ao fundo, as faces dos torcedores e nas outras paginas a imagem da torcida no maraca. Achei uma boa iniciativa e criatividade, mas confesso que aquelas fotos das faces dos torcedores não deveriam ficar somente ao fundo da imagem de dois jogadores, creio que neste caso esta existindo uma inversão de valores.

Nenhum comentário:

Postar um comentário